29/05/2011

Parte 13


DESEJO DE RETORNAR PARA A ITÁLIA

Entre todos os irmãos de Emanuel, apenas dois nunca vieram ao Brasil: José e Maria Angélica. Emanuel sempre se referia a essa irmã como sendo uma jovem de rara beleza e que possuía um enxoval fabuloso, como era costume na região onde viviam. Era uma espécie de compensação às filhas mulheres, pois a herança dos pais era destinada apenas aos homens.

Seu irmão Domingos, logo que retornou à Itália, montou um grande e bem sucedido armazém. Por essa razão, sempre escrevia insistindo para que Emanuel se mudasse para lá com a família.

Emanuel decidiu que seria uma boa idéia e estava apenas aguardando uma boa oportunidade para vender sua casa e rumar de volta à Itália. Para facilitar esse processo, pediu ao irmão para que naturalizasse todos os seus filhos em sua pátria, o que foi feito conforme sua vontade.

Em família todos falavam apenas a língua italiana, embora mal pronunciada. Havia dois motivos para isso: para que os avós pudessem se comunicar melhor com os netos e também para que eles tivessem mais facilidade com o idioma quando se mudassem para a Itália.

Finalmente surgiu a oportunidade tão aguardada por Emanuel. Certo dia duas freiras foram conversar com Elvira, explicando que eram francesas e que lecionavam para meninas. Como estavam vivendo num imóvel alugado, pretendiam comprar um quarteirão para construir um grande colégio para alunas internas e externas. Consideraram a propriedade de Emanuel um excelente ponto, pois ficava bastante próximo da chácara que a irmandade possuía. Esclareceram a Elvira que vieram conversar com ela porque já haviam falado com todos os proprietários dos imóveis que lhes interessavam, inclusive com Emanuel, que já havia concordado com a venda e aguardava apenas o consentimento da esposa.

Elvira, porém, afirmou que concordaria com o marido, já que esse era seu desejo, mas contra sua própria vontade. Explicou que, embora tivessem nove filhos menores de idade, alguns já estavam encaminhados aprendendo seus ofícios e outros frequentando a escola. Temia que eles estranhassem a diferença do clima, dos costumes, enfim, teriam que recomeçar do zero.

As irmãs compreenderam as razões de Elvira e disseram que procurariam outro terreno.Assim foi construído o Colégio São Carlos.


CASAMENTO DE HERMENEGILDO MENEGHELLI

Em 10/11/1900 Hermenegildo se casou com Maria Muñoz, nascida em 20/08/1883, em Málaga - Espanha.